20 de agosto de 2009

Livro da Semana: A Leste do Éden – John Steinbeck



Uma das mais belas e importantes obras da literatura estadunidense do século XX, o livro aborda temas como a depravação, o amor, a luta pela aceitação, a grandeza, a capacidade de autodestruição e, especialmente, a relação do ser humano com a culpa e a liberdade. Foi escrita pelo vencedor do prêmio Nobel, em 1962, John Steinbeck.
A inspiração do autor para o romance vem do livro de Gênesis, que narra à história de Caim e Abel. O título, A leste do Éden (East of Éden), foi retirado do capítulo 4, versículo 16: "E saiu Caim da presença do Senhor, e habitou na terra de Nod, a leste do Éden".
A alusão à história de Caim e Abel é favorecida pela nomeação da família protagonista do romance (família Trask). As primeiras letras dos nomes dos irmãos estão em constante jogo ao longo das gerações (Charles e Adam, Caleb e Aaron).
O romance não foi bem aceito pelos críticos na época, que o acharam exagerado e pouco convincente, especialmente em seu uso da alusão bíblica. No entanto, a obra tornou-se um best-seller instantâneo, em novembro de 1952, apenas um mês após ter sido publicado. Hoje em dia é considerada uma das melhores realizações de Steinbeck, e um dos livros mais importantes da literatura norte-americana.

0 comentários:

Postar um comentário