13 de setembro de 2009

PROLER 2009

PROGRAMAÇÃO

08/10/2009 - Quinta-feira
19h - Credenciamento
20h - Abertura do Encontro Estadual do PROLER
20h15min - Palestra Escola e Leitura Literária, com Bartolomeu Campos de Queirós (MG). Escritor, com mais de 55 livros publicados. Premiado com: Selo de Ouro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Academia Brasileira de Letras, Prêmio Nestlé, Jabuti, entre outros. Sua obra tem sido reconhecida pelos críticos e tomada como objeto para teses em várias universidades brasileiras. E Elizabeth Serra (RJ). Presidente do Conselho Deliberativo do PROLER e Secretária da FNLIJ, onde coordena projetos, como o Prêmio FNLIJ e o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.
Local: Teatro Pedro Parenti - Casa de Cultura - Rua Dr. Montaury, 1333 - Centro

09/10/2009 - Sexta-feira
8h - Oficinas
12h - Almoço livre
13h30min às 17h30min - Oficinas
Local: Bloco J - Cidade Universitária - UCS
18h - Mesa “Políticas de Leitura” - Participação de Elizabeth Serra, Presidente do Conselho Deliberativo do PROLER e Secretária da FNLIJ, Áurea Alencar do Instituto Cultural C&A e Luiza Darsie da Motta, Coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura de Caxias do Sul – PPEL.
Local: Auditório da Feira do Livro de Caxias do Sul, Praça Dante Alighieri

10/10/2009 - Sábado
8h às 12h - Atividade de encerramento com a participação de todos os oficineiros
Entrega de certificados e avaliação
Local: Auditório da Feira do Livro de Caxias do Sul, Praça Dante Alighieri

OFICINAS

1 - Poesia visual, porque a poesia é um palhaço com palavras no nariz - Adriana Antunes (Caxias do Sul): Jornalista, Escritora, Especialista em Literatura Infanto-Juvenil, Mestra em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS e aluna especial do Doutorado em Letras pela UFRGS. A escrita pode ser vista como um desenho de palavras. A oficina trabalhará a compreensão dessa ideia e, por meio da prática, permitirá a experimentação gráfica e a brincadeira com a palavra poética.

2 - Um conto, dois contos - Carlinhos Santos (Caxias do Sul): Jornalista, graduado em História pela UPF. Atualmente cursa a Pós-Graduação Corpo e Cultura: ensino e criação, na UCS. É titular da coluna 3por4, do Jornal Pioneiro, dedicada ao jornalismo cultural. A oficina será um exercício coletivo de produção de minicontos. O que é? Como criar? Uma tentativa de compreender este recurso literário e sua recorrência na literatura contemporânea. Provocação à criação: um conto com o uso de apenas dois pontos.

3 - Como colocar uma história de pé - Celso Sisto (Cidreira): Escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, Especialista em Literatura Infantil e Juvenil, pela UFRJ, Mestre em Literatura Brasileira pela UFSC, Doutorando em Teoria da Literatura, pela PUC-RS. A oficina trabalhará os elementos técnicos essenciais da arte de contar histórias, de forma coletiva, prática e lúdica, sem a utilização de quaisquer outros recursos que não os próprios do instrumental humano. A ênfase maior recairá sobre o tripé da história: texto, corpo, voz.

4 - Imagem e texto: a completude do gênero na literatura infantil - Christina Dias (POA): Escritora, graduada em Letras pela UFRGS, Especialista em Literatura Infantil, Alfabetização e Educação Pré-escolar. Em 2006, recebeu o Prêmio Açorianos de literatura infantil pela obra “O galinheiro do Bartolomeu” e o Prêmio O Sul, Nacional e os livros pela obra “Menina Luz”. A oficina aborda o momento atual, onde as imagens parecem soterrar as informações. No entanto, não se encontra tempo para saber o que dizem as imagens, tornando necessária a leitura aprofundada das mensagens contidas nas ilustrações. O trabalho é desenvolvido a partir de leituras de textos e suas respectivas ilustrações para que o livro seja entendido como um objeto único e indivisível.

5 - Histórias em Quadrinhos - Fabio Zimbres (POA): Quadrinista, ilustrador, designer e editor. Publicou quadrinhos em diversos veículos nacionais e internacionais. A proposta da oficina é proporcionar os meios para se desenvolver uma pequena história em quadrinhos. Tratará também da linguagem dos quadrinhos: exemplificando cortes, tipos de balão, etc, seguida pela produção imediata de um pequeno gibi ou fanzine.

6 - A Leitura na Era Digital - Marcelo Spalding (POA): Jornalista e Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Professor da oficina de criação literária da Uniritter. Editor do portal Artistas Gaúchos. Recebeu o Prêmio AGES Livro do Ano 2008 pelo livro “Crianças do Asfalto”, categoria não-ficção. A oficina abordará de que forma o educador e o leitor podem explorar novas tecnologias para o ensino e a promoção da leitura. Evitando uma postura utópica da chamada Era Digital, a oficina apresentará ferramentas como blog, Orkut, twitter e levantará questões fundamentais como a importância e os limites da interatividade ou da hipermídia.

7 - Os hiperleitores: novos estatutos e suportes de leitura literária - Miguel Rettenmaier (Passo Fundo): Mestre e Doutor em Teoria da Literatura (PUC-RS). Professor na Graduação e no Mestrado em Letras da UPF. Desenvolve projetos na linha de pesquisa sobre “Leitura e Formação de Leitor”. Coordena o PPGL (Programa de Pós-Graduação em Letras) da UPF e participa da Comissão Organizadora das Jornadas de Literatura de Passo Fundo. A oficina debaterá os novos estatutos de leitura e a nova postura dos leitores nativos de um sistema de recepção e de produção textual hiperconectado e multimidial. Serão discutidas questões relativas às novas concepções de leitura, articuladas aos mais distintos códigos; as novas possibilidades de produção e de recepção dos gêneros textuais, orientadas e reorientadas pelos novos princípios da hipertextualidade; e as novas possibilidades estéticas do literário quanto estabelecido na rede digital.

8 - A Poética da Memória e do Tempo - Ninfa Parreiras (RJ): Escritora, graduada em Letras e Psicologia, pela PUC-RIO, é Mestra em Literatura Comparada pela USP. Especialista em Literatura Infantil na FNLIJ. A oficina abordará o estudo da Poética e da Memória desde a Mitologia Grega às manifestações literárias contemporâneas para crianças e adolescentes. Incluindo nessa análise a ancestralidade na literatura indígena; contos e recontos folclóricos (africanos, brasileiros e europeus). Trabalhará também com exercícios de construção de textos.

9 - Crônica: O perdurar do efêmero - Pablo Morenno (Passo Fundo): Escritor, professor e cronista nos jornais O NACIONAL de Passo Fundo, Nossa Cidade de Marau, colabora com o Jornal Zero Hora, Direito e Avesso e colabora com vários sites de literatura. A oficina abordará: os fazeres humanos - técnica e arte; a literatura como arte; a crônica na literatura; o construir e o decifrar da crônica.

10 - Rodas de Leitura: o que são, de onde vieram, para onde vão? - Suzana Vargas (RJ): Mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Gerenciou o programa Clubes de Leitura no Prodelivro (MEC). Criou e coordenou o projeto Rodas de Leitura. Coordena cursos da Casa da Leitura onde também edita a revista do Proler. Criou e coordena a Estação das Letras. A oficina abordará o que são rodas de leitura e suas utilizações práticas de efeito didático dentro ou fora da escola ou da biblioteca. Como trabalhar e quais textos se adequam melhor a uma roda de leitura? Quais as melhores estratégias e gêneros literários para este trabalho, que objetiva não somente despertar o prazer de ler como formar platéias de todas as idades para a leitura.

Inscrição: http://www.caxias.rs.gov.br/ppel/proler_2009.php

0 comentários:

Postar um comentário